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Dietas: Controle dos Lípides

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CONSELHOS ÚTEIS PARA EVITÁ-LO


O excesso de gordura no sangue pode ocasionar o surgimento de alterações patológicas das artérias (aterosclerose), principalmente as coronárias (infarte do miocárdio), artérias das pernas e pés e os vasos cerebrais (trombose cerebral).


O sucesso no combate a uma alteração no metabolismo das gorduras depende em muito de sua colaboração e predisposição para proceder de acordo com o seu médico. A dieta por ele indicada deve ser seguida com o máximo rigor.


Você encontra aqui dicas sobre os alimentos mais adequados para você, e os mais perigosos, ricos em colesterol, que devem ser evitados a todo custo. Procure não ultrapassar o limite de consumo de 300 mg de colesterol diários e tomar regularmente os medicamentos indicados pelo seu médico.

 

Teor em colesterol por 100g de alimento

 

 

Alimentos ricos em colesterol

(mg %)

Miolo

3.146

Rins

350

Fígado

250

Manteiga

280

Gema de 1 ovo (20 g)

289

Alimentos intermediários

(mg %)

Marisco

160

Caça

110

Banha

107

Queijo com 60% de gorduras

115

Massas alimentícias

118

Alimentos pobres em colesterol

(mg %)

Frango

75

Carne de vaca (magra)

100

Carne de porco (magra)

90

Carne de vitela

90

Arenque

80

Bacalhau fresco

30

Queijo com 20% de gordura

33

Leite completo desnatado

11

 

 

 

 

EVITAR

 

PERMITIDO

Gorduras e óleos

Manteiga, banha, toucinho, óleo de coco, óleo de amendoim, margarina com baixo teor de ácidos gordos polinsaturados

Gorduras e óleos

Azeite, óleo de girassol, óleo de soja, óleo de milho, margarina com alto teor de ácidos gordos polinsaturados

Laticínios

Natas, leite condensado, gelados, queijo gordo (com mais de 40% de gordura)

Laticínios

Leite magro, iogurte magro, queijo magro (com menos de 40% de gordura)

Pão

Pão branco

Pão

Todos os tipos, especialmente o pão integral

Ovos

Gemas

Ovos

Claras

Açúcar e doces

Chocolate de leite, cremes doces e doces ricos em gemas e gordura

Açúcar e doces

Quantidades normais de açúcar; em caso de obesidade, preferir os substitutos do açúcar

Massas e bolos

Macarrão, espaguete. Todos os bolos confeccionados com gema de ovo, leite e gorduras "proibidas"

Massas e bolos

Só quando confeccionados com gorduras permitidas; sem gemas de ovos, sem leite.

Vegetais

Todos, desde que em conservas, azeitonas, hortaliças em vinagre e conservas vegetais

Vegetais

Toda a classe de verduras frescas.

Batatas

Batatas fritas, batatas assadas no forno, desde que preparadas com gordura "proibida ".

Batatas

Todos os pratos de batatas confeccionados com gordura "permitida ".

Frutas

Castanhas, uvas, figos e abacates

Frutas

Todas as outras espécies.

Aves

Caça, ganso, pato, pele de aves

Aves

Frango, peru sem pele.

Carne

Carne gorda, enchidos gordos, vísceras: miolos, moelas, fígado, coração, rim

Carne

Carnes magras (vaca, porco, vitela, etc.).

Enchidos muito magros.

Peixes e mariscos

Conservas de peixe em óleo. Todas as classes de mariscos.

Peixes e mariscos

Todos os peixes magros do mar ou água doce.

Bebidas

Bebidas açucaradas. Bebidas alcoólicas

 

Bebidas

Sumos de fruta, de legumes, água mineral, café e chá sem açúcar ou com substitutos de açúcar.

 

Fonte: Shopping Saúde

 

 

 

 

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